O Megacólon Congênito é conhecido como doença de Hirschsprung. Esse problema cursa com alteração na camada muscular do intestino. Ele dificulta e impede a eliminação de fezes e gases.
“Essa doença faz com que o intestino não possa contrair da forma adequada. Assim, as fezes e gases se acumulam. Isso gera uma série de sintomas e problemas para a saúde. No entanto, o Megacólon Congênito possui tratamento.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE.
Sinais e sintomas do Megacólon Congênito
O Megacólon Congênito pode provocar sintomas logo após o nascimento do bebê. Isso acontece devido às falhas de contração de parte do intestino.
“Em geral, o sintoma mais comum é a não eliminação do Mecônio (as primeiras fezes do bebê). Isso nas primeiras 48 horas após o nascimento.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE.
Em alguns casos, as alterações provocadas pelo problema podem demorar semanas ou meses para serem diagnosticadas.
Além disso, os sintomas também podem envolver:
- Constipação intestinal crônica.
- Distensão abdominal.
- Diarreia.
- Náuseas e vômitos.
- Enterocolite.
- Perfuração intestinal.
- Atraso no crescimento.
- Desnutrição.
Diagnóstico
O diagnóstico do Megacólon Congênito na fase pré-natal é muito raro. No bebê, a visualização de uma região mais dilatada do intestino pode indicar também outras doenças.
Por isso, nós fechamos o diagnóstico do Megacólon Congênito a partir da observação dos sinais e sintomas citados acima. Em caso de suspeita, além do exame físico, podemos solicitar exames de imagem. Entre eles, o Raio X abdominal e o enema opaco. Alguns pacientes necessitam de biópsia do intestino.
Tratamento Cirúrgico do Megacólon Congênito
Nós podemos tratar os sintomas do Megacólon Congênito temporariamente com lavagem intestinal. No entanto, o tratamento definitivo da doença é cirúrgico.
Assim, o objetivo da cirurgia é retirar a parte doente e reconstruir o trato intestinal. Isso é feito levando até o anus o segmento do intestino com inervação normal.
A técnica cirúrgica que utilizamos para a correção do Megacólon Congênito pode variar de caso para caso. O médico responsável deverá analisar o paciente e indicar a melhor alternativa.
Cirurgia com acesso endoanal
Existe a possibilidade de tratar o Megacólon Congênito com apenas uma cirurgia, por acesso endoanal. Nesses casos, a remoção da parte dilatada do intestino é feita em um único procedimento, sem cicatrizes aparentes.
“Em geral, os pacientes são liberados do hospital após conseguirem comer e evacuar de forma adequada. Isso costuma acontecer poucos dias após o procedimento.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE.
Colostomia + Cirurgia Definitiva
Em alguns casos, quando o tratamento definitivo pelo acesso endoanal não é possível, uma colostomia temporária (via abdominal) pode ser realizada. Assim, o bebê poderá eliminar as fezes por uma pequena bolsa colada junto ao corpo.
Em seguida, no momento mais oportuno, programamos a cirurgia definitiva, para a retirar a parte do intestino que está dilatada.
Fique atento à saúde do seu filho (a). Em caso de Megacólon Congênito, procure a orientação de um cirurgião pediátrico. Se precisar de ajuda, conte com a Dra. Bianca Dias Bastos a superar estas dificuldades. Entre em contato!