O momento de se preparar para a cirurgia pediátrica ou cirurgia neonatal ou pediátrica do seu filho pode gerar muitas dúvidas e bastante ansiedade. O ambiente hospitalar costuma ser estranho para a maioria das famílias. Os procedimentos realizados e as rotinas em caso de internação inspiram sentimentos que nem sempre são fáceis de controlar.  

No entanto, com orientação correta e carinho, é possível deixar essa experiência um pouco mais leve.

“A melhor forma de se preparar para a cirurgia pediátrica é buscar orientação médica especializada. Consultar o cirurgião pediátrico com antecedência e escolher um profissional experiente, com o qual a família tenha afinidade, faz toda a diferença. Ele será a referência dos pais enquanto o bebê ou a criança estiver no hospital.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).  

Outro ponto fundamental para o conforto de toda a família ao se preparar para a cirurgia pediátrica é manter a criança consciente do que está acontecendo. Os pequenos têm esse direito e costumam reagir melhor quando sabem e compreendem o que está por vir.

“É importante a criança saber que está realizando uma consulta médica, que irá se preparar para a cirurgia pediátrica e que está no hospital para realizar um procedimento. Ela não precisa saber detalhes (nem poderia), mas deve entender que isso é o melhor para a sua saúde e seu futuro. E que não está sozinha. Assim, poderá manter-se otimista, feliz, sem medo, e colaborar melhor com os cuidados e rotinas da família e da equipe médica.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).  

Abaixo, a Dr. Bianca Dias Bastos responde algumas das principais perguntas dos pais sobre como se preparar para a cirurgia pediátrica.

Vou poder ficar com meu filho durante o tempo todo no hospital?

Dra. Bianca: Sim. Os pais ou responsáveis só são afastados das crianças no momento da cirurgia. Eles devem ser chamados assim que os pequenos forem liberadas para a sala de recuperação da anestesia. Fora isso, os pais e responsáveis permanecem ao lado de suas crianças durante todo o período em que estiverem no hospital.

Posso levar comida de casa para o hospital?

Dra. Bianca: Não. Enquanto estiverem no hospital, os bebês e as crianças devem receber a alimentação fornecida pela equipe de nutricionistas da instituição. 

A comida do hospital é especialmente preparada de acordo com o momento de recuperação, estado de saúde e necessidade de cada paciente. Ela leva em consideração não só os nutrientes, mas também a forma (líquida, pastosa ou sólida) e os riscos de aspiração, por exemplo.   

Já os pais e acompanhantes, ao se preparar para a cirurgia pediátrica, deverão verificar com o hospital ou com o plano de saúde o direito ou não à alimentação.

Quais roupas e produtos de higiene devo levar para o hospital?

Dra. Bianca: As crianças devem ir para o hospital com uma roupa confortável. Lá, elas irão vestir um traje higienizado da própria instituição. A roupa de saída deve ser especialmente leve, para não apertar e nem machucar a região da cirurgia, que poderá estar sensível.

Creme dental, escova de dentes e outros produtos de higiene não costumam ser fornecidos pelos hospitais. Cabe aos pais e responsáveis, ao se preparar para a cirurgia pediátrica, levarem estes itens de casa. 

Em caso de um único acompanhante que não possa revezar os cuidados da criança com outra pessoa, este deverá levar as suas próprias roupas e produtos de higiene. Assim, ele poderá tomar banho e permanecer junto à criança no hospital.

Roupas de cama e travesseiros também são fornecidos pelo próprio hospital.

Como é o banho da criança no hospital?

Dra. Bianca: Por conta de possíveis acessos e pontos após a cirurgia, o banho dos bebês e crianças no hospital é realizado ou supervisionado pelos membros da equipe de enfermagem. Os pais e responsáveis, no entanto, devem estar sempre presentes.

É possível levar brinquedos para o hospital?

Dra. Bianca: Ter um objeto afetivo, que guarde cheiros e lembranças da família e de casa, é importante para o bem estar e confiança da criança. As naninhas são um ótimo exemplo. Elas podem ser levadas e ficar com a criança o tempo todo. 

No entanto, por questões de higiene e organização, não é possível levar grandes brinquedos para o hospital. 

Quando for se preparar para a cirurgia pediátrica, procure um Cirurgião Pediátrico experiente e carinhoso. A Dra. Bianca Dias Bastos possui longa experiência, é mãe e pode lhe ajudar. Para entrar em contato, escolha o local de sua preferência e agende sua consulta