Site icon Dra. Bianca Dias Bastos – Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza

Queimaduras em crianças: o que fazer?

Queimaduras em crianças: o que fazer?

No hospital, os pais costumam falar: é tudo muito rápido. Um minuto de distração e as queimaduras acontecem. As sequelas, no entanto, podem durar pelo resto da vida das crianças.

“As queimaduras são lesões provocadas por agentes externos sobre a pele, o principal revestimento do corpo. E, infelizmente, as crianças costumam estar entre as principais vítimas desse tipo de acidente.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE.

Com as crianças ficando mais tempo em casa, o número de acidentes domésticos tende a aumentar. E as queimaduras estão entre os mais graves.

Abaixo veremos como as queimaduras são classificadas, o que FAZER e o que NÃO FAZER em caso de acidentes.       

Causas de queimaduras

As queimaduras podem ser provocadas por agentes físicos, químicos e biológicos.

“As crianças menores, até os seis anos de idade, tendem a sofrer mais acidentes com líquidos quentes, como xícaras de café esquecidas ou chaleiras sobre o fogão. Já os maiores de 6 anos costumam fazer experimentos com fogo e a sofrerem mais acidentes dessa forma.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE. 

Tipos de queimaduras

As queimaduras são classificadas de acordo com a quantidade de camadas que atingem em profundidade na nossa pele.

“A pele humana é dividida em duas camadas. A epiderme é a camada mais externa. A derme, mais profunda, é formada por tecido conjuntivo e abriga os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.” – Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 RQE 12194), Cirurgiã Pediátrica em Fortaleza/CE.

As queimaduras são classificadas da seguinte forma:

O que FAZER em caso de queimaduras

As queimaduras do sol, por exemplo, costumam ser um ótimo exemplo de queimaduras de 1º grau e, geralmente, podem ser tratadas em casa. 

No entanto, queimaduras mais graves devem ser encaminhadas imediatamente para os cuidados de um médico. Especialmente nas regiões das mãos, pés, face, períneo, pescoço e olhos.

Dessa forma, em caso de queimaduras, os pais devem:

O que NÃO FAZER em caso de queimaduras

Saber o que NÃO FAZER em caso de queimaduras pode ser muito importante para a saúde do paciente. As receitas caseiras, os mitos e a vontade de tomar uma atitude antes de levar a criança ao médico podem deixar o quadro ainda mais grave.

Por isso, em caso de queimadura:

A saúde e a segurança das crianças depende de nós. Fique atento aos acidentes. A prevenção é a melhor forma de lidar com as queimaduras. A doutora Bianca Dias Bastos está à sua disposição.

Exit mobile version