A consulta com Cirurgião Pediátrico é um momento muito importante para o planejamento e a segurança das cirurgias realizadas em nossos pequenos e pequenas.
Na oportunidade, além de todas as questões médicas envolvidas, a família, o paciente e o médico podem se conhecer melhor e tirar todas as dúvidas. Elas podem envolver tanto o pré-operatório, quanto o procedimento em si e o pós-cirúrgico.
“Ninguém quer passar por uma cirurgia pediátrica, mas isso pode ser necessário. Conhecer o médico responsável pode trazer mais confiança não só para os pais, mas para as próprias crianças. Todos devem ter as suas dúvidas e questões respeitadas e esclarecidas” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).
Até mesmo mães gestantes, com diagnóstico de malformação congênita no pré-natal, devem realizar uma consulta com cirurgião pediátrico antes do nascimento do bebê.
“Esse momento costuma ser bastante difícil. Quanto mais orientação e carinho a família tiver antes do nascimento do bebê, melhor. Pacientes com malformações podem precisar de planejamento e cuidados específicos desde os primeiros instantes após o parto.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).
Em alguns casos, os pacientes da cirurgia pediátrica precisam esperar dias ou até semanas internados em UTI até serem liberados para voltar para casa. São exemplos os pacientes com obstrução do duodeno, atresia de esôfago, gastrosquise e onfalocele, hérnia diafragmática.
Nesse período, ter as informações corretas e o entrosamento com a equipe faz toda a diferença. Abaixo, veremos como funciona a consulta com cirurgião pediátrico.
Primeiro Passo: anamnese
O primeiro passo de uma consulta com cirurgião pediátrico é anamnese. Trata-se de uma conversa na qual o médico responsável faz uma avaliação de todo histórico de saúde do paciente.
Na anamnese, são levantadas questões como:
- Queixa principal da criança.
- História da doença em si.
- Procedimentos realizados anteriormente.
- Demais doenças pré-existentes.
- Alergias pré-existentes.
- Remédios utilizados.
“Estes, e outros fatores, podem interferir no planejamento da cirurgia pediátrica. Por isso, é preciso que o médico saiba exatamente qual o estado de saúde do paciente. Dependendo do caso, podem ser necessários cuidados ainda mais específicos. Por isso, a consulta com o cirurgião pediátrico é tão importante” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).
Exames Físicos
O exame físico é outra parte fundamental da consulta com cirurgião pediátrico. Com base nas informações levantadas durante a anamnese, o médico poderá ter um melhor panorama do problema de saúde do paciente.
No entanto, para fechar o diagnóstico, é preciso que o especialista avalie não só o problema em si, mas o paciente como um todo – dentro das especificidades de cirurgia pediátrica.
“Muitas vezes, o paciente chega ao médico com uma queixa e, durante o exame físico, descobrimos também outros pontos que necessitam de atenção. Já atendi um paciente no consultório com queixa de fimose e, durante o exame, diagnostiquei testículo fora de lugar, por exemplo.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).
Caso seja necessário, ainda durante a consulta, outros exames complementares, como de imagem e laboratoriais, podem ser solicitados. No entanto, em casos como hérnias, fimoses e testículos fora de lugar isso não é necessário.
Consulta com Cirurgião Pediátrico: cuidado para toda família
Na consulta com a Dra. Bianca Dias Bastos, o paciente é visto como um todo. Não se trata apenas de avaliar a doença, mas de cuidar da saúde de toda a família.
“Durante a consulta, são feitas diversas orientações. O objetivo é preparar os pais para os desafios da cirurgia pediátrica. Eles podem ser bastante grandes, mas com carinho e atenção tudo fica mais fácil.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/CE 23400 – RQE 12194).
Faça a consulta com cirurgião pediátrico o quanto antes! O carinho e a atenção do médico para com a família pode deixar o desafio um pouco mais leve e fácil de superar.
A Dra. Bianca Dias Bastos, além de vasta experiência em tratamentos cirúrgicos, também é mãe e sua sensibilidade está presente em todo o processo de cuidado com os bebês e crianças na cirurgia pediátrica. Para entrar em contato, acesse aqui.